Ser reconhecido como um cartório que presta serviços eficientes, com confiança e satisfação, e que conscientiza a população sobre a importância de possuir segurança jurídica para proteger seus direitos fundamentais.
Atender cada cliente com excelência e celeridade, praticando os atos conforme o previsto na legislação e oferecendo as orientações jurídicas pertinentes.
Integridade
Transparência
Celeridade
Cordialidade
Sustentabilidade
Aprimoramento contínuo
do Município de Zé Doca e do 1º Ofício Extrajudicial
da Dra. Solange de Souza Fagundes, atual titular da serventia
Filha de vaqueiros e agricultores, Solange nasceu em Machacalis, inteiror de Minas Gerais. Desde cedo, mostrou-se determinada a superar as limitações de seu ambiente.
Aos oito anos, enquanto acompanhava a filha do patrão assistindo a um jogo de futebol, ouviu-a comentar sobre o árbitro da partida. Foi nesse momento que decidiu que um dia queria ser juíza.
Apesar de casar-se muito jovem, aos 15 anos, Solange nunca abandonou seus sonhos.
Solange seguiu estudando e, na década de 1970, prestou concurso para o Banco Nacional de Habitação em Manaus, sendo convocada para trabalhar no Acre.
Paralelamente, decidiu ingressar na faculdade de Direito. Com muito esforço, conseguiu concluir o curso e passou a se dedicar a concursos na área jurídica, construindo uma sólida carreira na magistratura. Além disso, continuou sua formação acadêmica, obtendo doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, além de diversas especializações e um MBA.
Com a publicação da Lei 8.935/1994, que regulamenta as atividades notariais e de registro, Solange despertou interesse pelo extrajudicial. Determinada a expandir seus horizontes, prestou diversos concursos para cartórios em diferentes estados. Inicialmente assumiu um cartório em um município diferente do Maranhão, mas em 2013 assumiu o 1º Ofício Extrajudicial de Zé Doca.
Desde que assumiu o cartório de Zé Doca, Solange tem observado um processo contínuo de melhorias. Ela está comprometida em deixar um legado significativo para a população local.
Uma das primeiras iniciativas de sua gestão foi a regularização fundiária, que estava suspensa quando chegou em 2013. Naquela época, mesmo as pessoas instruídas evitavam utilizar os serviços do cartório. No setor imobiliário, era comum a prática de transferir a posse de imóveis por meio de contratos informais e recibos, acreditando-se que isso era suficiente para garantir a propriedade.
Hoje, graças aos esforços de Solange e sua equipe, essa realidade mudou. A população local passou a valorizar a importância da escrituração formal, o que trouxe um impulso econômico significativo para a região, tanto no setor urbano quanto no rural.
Solange sente-se realizada com o trabalho que desenvolveu em Zé Doca, reconhecendo a transformação que ajudou a promover na comunidade. Ela continua a investir em melhorias, com o objetivo de deixar um legado duradouro para as gerações futuras.
Buscamos ser referência na prestação dos serviços de registros imobiliários, de notas e de protestos, atribuições da serventia na circunscrição de Zé Doca/MA, proporcionando aos nossos clientes e usuários segurança jurídica, transparência e confiança.